top of page

Obras inteligentes: como não estourar o orçamento


Já ouvi muita gente dizer que não precisa de projeto porque vai fazer uma obra simples, que contratar arquiteto é luxo, frescura ou coisa para milionário e que acha que sai mais barato resolver tudo por conta própria.

A verdade é que qualquer coisa que se faça sem planejamento tende a sair do controle. Por mais básica que seja a obra, é fundamental começar definindo quanto dinheiro se pretende investir, qual o tempo disponível e qual o resultado esperado (que é o projeto).

Em uma obra de um escritório ou uma loja de shopping o fator tempo pode ser grande limitador. Daí, para se garantir a agilidade da obra, o arquiteto poderá direcionar à escolha de sistemas construtivos mais rápidos e industrializados. Paredes em gesso, por exemplo, podem ser construídas e acabadas em dias enquanto as de tijolos levam semanas, com o mesmo efeito de resistência e isolamento acústico.

Em projetos desenvolvidos para empresas, como por exemplo uma lojas ou um restaurante, o controle financeiro também pode ser o elemento decisivo. Algumas empresas poderão precisar que o cronograma da obra seja organizado de acordo com o fluxo de caixa disponível ou o Budget deve ser menor que um valor tal porque, de outra forma, o retorno financeiro do negócio não se justifica.

Dessa maneira, o primeiro passo para se planejar e não estourar o orçamento de uma obra é contratar um arquiteto e desenvolver um projeto de arquitetura completo, colocando em discussão os elementos chave. Isso não só antecipará a aparência do resultado, mas lhe dará instrumentos para pensar antes de fazer, prever e solucionar problemas, levantar custos precisos, planejar o uso do tempo e do dinheiro disponível.

Quando trazemos esses aprendizados de obras rápidas para as obras de construção e reforma de residências, trazemos também os benefícios de controle e planejamento, permitindo obras muito mais ágeis, com menos imprevistos, custos extra ou atrasos.

Contratar um arquiteto está longe de ser luxo e coisa de rico. Muito pelo contrário: é coisa de quem dá valor ao seu dinheiro e quer economizar, planejar o uso do tempo e garantir a qualidade do resultado.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page